03 de Abril de 2025 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Prefeitura promove evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra em Bela Vista do Piauí

A Prefeitura de Bela Vista do Piauí, através das Secretarias de Assistência Social e Educação, realizou, nesta sexta-feira (22), um evento em alusão ao mês da consciência negra. O momento contou com uma agenda de apresentações na Praça do Mercado Publico.

A programação recebeu apresentações artísticas e culturais para valorizar a história e a representatividade da população negra. O orgulho da origem e da luta foram duas das pautas defendidas e abraçadas pela organização do evento.

Durante toda a manhã, os populares puderam visitar a exposição de artesanato das comunidades quilombolas Amarra Negro e Lagoa das Carnaíbas. De acordo com a administração da apresentação, cada peça carregava um pedaço da história, tradições e criatividade dos quilombolas.

O evento foi realizado pela terceira vez no município, com objetivo de refletir sobre a importância da diversidade cultural e toda a construção histórica do país no contexto africano. A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Eliane Tolentino, agradeceu a todos os colaboradores.

“É um momento de sensibilizar a sociedade em geral sobre o preconceito e a discriminação racial, priorizando o respeito e dando visibilidade para a lei aprovada do 20 de novembro ser feriado nacional. Agradecemos a todos que trabalharam este tema mostrando o resultado para a comunidade do que foi trabalhado nas escolas e no SCFV, oficinas vinculadas ao CRAS”, declarou.

APRESENTAÇÕES

Na programação, a primeira apresentação foi com a Creche Osoria Liberalina dos Anjos, com as crianças do Pré I. As crianças interpretaram a música “Black Black/Consciência Negra”, tendo como meta mostrar que o futuro é construído com o reconhecimento da herança.

Depois, os alunos do Pré II encenaram uma apresentação teatral com o título “Menina do Laço de Fita”, peça que aborda temáticas sobre a infância e suas brincadeiras.

A Escola Higina A. dos Anjos marcou presença com os estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental — Anos Iniciais. Os alunos apresentaram a coreografia da música “É sobre ser diferente”, contando a importância da diversidade e do respeito. As turmas do 4º e 5º ano apresentaram a peça “Aluno Novo”.

As comunidades quilombolas de Bela Vista do Piauí se apresentaram com Lagoa das Carnaíbas em conjunto com o Grupo Negra Flor. As componentes Tayana, Elimar, Ellen, Sofia, Geny e Sandra demonstraram o Reggae do Maranhão.

A dança continuou com o grupo “União e Força”, trazendo a música “Negro Zumbi”, de Leci Brandão, celebrando a resistência e a luta dos negros no Brasil. O grupo foi representado por Chiquinha e Teresinha.

Depois, Daiana recitou um poema para resgatar a luta do povo negro. Na mesma comunidade, o Grupo Negra Flor se apresentou com Tayana, Ellen, Kevelly, Sandra, Iraneide, Sofia e Lucielma, celebrando a cultura e união das mulheres negras.

A Unidade Escolar José Florêncio Neto foi representada pelas alunas do 9º B, Maria Gleiciane, Talya, Vitória e Monique. Posteriormente, o aluno Pablo, da Umidade Escolar Olegário Aureliano de Sousa, supervisionado pela professora Elizoneide, recitou o poema “Integridade”, de Geni Mariano Guimarães.

A Comunidade Amarra Negro apresentou a dança “Pérola Negra” e, depois, a representante Giovana trouxe um texto para reflexão do que é ser quilombola.

No encerramento, foi feita uma demonstração de roda de capoeira, ofertada através de oficinas pela Secretaria de Assistência Social para as crianças e adolescentes do SCFV, através do projeto Arte, Cultura e Cidadania em Ação. Por fim, Kabelin apresentou um Pout-Porri de Beguinho Sensação e o Reggae “Eu sou Camelô”.

Veja fotos no link: https://cidadesemfoco.com/prefeitura-promove-evento-em-comemoracao-ao-dia-da-consciencia-negra-em-bela-vista-do-piaui/

Fotos feitas por: Edivar Foto Marques